10 de novembro de 2008

Reflexologia





A reflexologia é um método terapêutico holístico.
Conhecido originalmente como terapia por zonas de reflexos, consiste em pressionar e massagear os pontos dos reflexos nos pés e nas mãos.
A reflexologia ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo, permeando todas as células e tecidos. No caso de esta energia ficar bloqueada, a parte do corpo correspondente ao bloqueio é afetada. Os bloqueios de energia no corpo humano refletem-se numa ou mais zonas localizadas nos pés e nas mãos.
Além de tratar doenças, a reflexologia é uma terapia extremamente eficaz no tratamento de casos de stress, cansaço e tensão.


História da Reflexologia


A origem da reflexologia, ou da terapia por zonas, como se chamava, ainda é um mistério. O Dr. Willian Fitzgerald diz no seu livro Zone Therapy que “a forma de tratamento por meio dos pontos de pressão era conhecida na Índia e na China há 5000 anos”. Outra suposição é a de que teve origem no Egito. Isto é sugerido por um desenho encontrado num túmulo egípcio com data de 2330 a.C. Outros atribuem a sua origem aos Incas, povo pertencente a uma civilização peruana muito antiga, remontando, possivelmente a 12 000 a.C.
O início da reflexologia, tal como a conhecemos hoje, deve-se ao Dr. Willian Fitzgerald. Nascido em 1872 e licenciado em medicina na universidade de Vermont, EUA, em 1895, exerceu medicina em hospitais de Viena, Paris e Londres.


Como funciona a reflexologia?
Utilizando técnicas específicas de pressão e de massagem nos reflexos dos pés e das mãos, a reflexologia consegue eliminar os bloqueios de energia, permitindo que as correntes circulem livremente e que a harmonia do corpo seja restabelecida. Porém, os bloqueios de energia nas zonas podem ter várias causas: stress, má alimentação, estilo de vida pouco saudável, um divórcio ou uma separação, para só mencionar algumas das possíveis causas. A forma mais eficaz de resolver o problema é através da tomada de consciência da causa. A reflexologia é uma terapia holística, e as suas técnicas devem ser complementadas com sessões de psicoterapia levadas a cabo pelo próprio reflexologista ou, por vezes, por um psicólogo ou psicoterapeuta competente.


Texto copilado do Livro: Manual de Reflexologia, Pauline Wills, Editorial Estampa, Lda., Lisboa, 1997 para a língua portuguesa.


Autor(a): Vera Jacó

Nenhum comentário: