28 de setembro de 2010

Palestra de setembro 2010


DOENÇAS NA GENGIVA SÃO A 6ª CAUSA DE COMPLICAÇÕES NO DIABETES

A coordenadora Municipal de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde de Niterói, Andreia de Sá Fulchi, em palestra realizada hoje (13/09), no auditório da Policlínica de Especialidades Sylvio Picanço (PESP), informou que as doenças periodentais são a 6ª causa de complicações no diabetes. Isso se deve, segundo ela, ao nível de glicose no sangue do paciente que é descompensado devido a inflamações.

A palestra sobre Comprometimento do Diabetes na Saúde Bucal, que faz parte do Programa do Grupo de Diabetes e Hipertensão, da policlínica, vem abordando o tema, na segunda semana de cada mês, sempre às segundas-feiras, às 9 horas. O evento é dirigido aos pacientes da instituição ou outros interessados no assunto.

Andreia Fulchi destacou que, o paciente diabético deve observar e ter cuidado com as manifestações clínicas da enfermidade, como o sangramento das gengivas. Ao surgir o primeiros sintomas, deve procurar imediatamente por tratamento. Na rede municipal, além dos dentistas nos postos de saúde, existe o Centro de Doenças do Diabetes, setor especializado, localizado na Policlínica Comunitária Carlos Antonio da Silva, à Rua Jansen de Melo, em São Lourenço.

As pessoas devem fazer o auto-exame regular, prestando atenção em algum sinal no rosto que não havia antes, bem como apalpando internamente as bochechas, a fim de detectar nódulos. O uso do fio dental e a escovação adequada dos dentes e da língua são procedimentos importantes para evitar complicações do diabetes, já que a boca tem a presença de muitas bactérias, ressaltou a coordenadora.

Nenhum comentário: